Os REITs oferecem proteção contra a inflação?
- Guilherme Mustafa
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Os REITs fornecem proteção natural contra a inflação. Os aluguéis e valores imobiliários tendem a aumentar quando os preços aumentam. Isso suporta o crescimento dos dividendos e fornece um fluxo confiável de receita mesmo durante períodos inflacionários.
Nos últimos vinte anos, exceto em dois, os dividendos dos REITs ultrapassaram a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI - Consumer Price Index). Uma maneira prática de medir a proteção inflacionária fornecida pelos REITs é comparar diretamente o crescimento de dividendos dos REITs com a inflação.
Em 2002, o crescimento dos dividendos não conseguiu superar a inflação em apenas meio ponto percentual. A única outra vez na história recente que o crescimento de dividendos não superou a inflação foi logo após a crise financeira de 2009, quando os dividendos caíram pela única vez neste período. No período de vinte anos, o crescimento médio anual de dividendos por ação foi de 9,6%, comparado a apenas 2,1% para os preços ao consumidor.
Uma das dificuldades na avaliação do desempenho dos REITs durante períodos de inflação alta é que não existem períodos desde os anos 1980, antes da era moderna dos REITs. Os EUA tiveram períodos de alta inflação nas décadas de 1970 e 1980, 13% ao ano, mas desde 1990, a taxa de inflação raramente ultrapassou os 3%.
O gráfico abaixo mostra o desempenho dos REITs e o S&P 500 durante três períodos. Nos períodos de alta inflação, os preços dos REITs sofreram queda, mas foram compensados por um retorno maior de renda. Em períodos de inflação baixa e moderada, embora o S&P 500 tenha retornos de preços maiores nesses períodos, os dividendos fazem os REITs superar o S&P 500.

Fonte: Nareit
Comments