top of page

Erros cometidos durante crise do COVID-19!

  • Foto do escritor: Guilherme Mustafa
    Guilherme Mustafa
  • 9 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Alguns REITs foram extremamente impactados com as medidas tomadas para conter o avanço do coronavírus. Em meio à paralisação econômica quase total em muitos estados devido a ordens do governo, alguns REITs encontram mais dificuldades de cobrar aluguel de seus inquilinos, sejam empresas ou pessoas.


Durante períodos de muita volatilidade, pode fazer com que investidores cometam alguns erros. Neste post, vamos falar de erros cometidos por investidores e que devem ser evitados, a fim de minimizar os efeitos de uma crise e manter sua carteira protegida da desaceleração da economia.



Vender porque acha que vai cair mais!

Quando o mercado cai substancialmente, como ocorreu em março de 2020, você deve avaliar se está vendendo apenas porque acha que vai cair mais ou porque em sua análise, detectou mudanças nos fundamentos dos REITs.

O preço dos REITs se baseia nas expectativas de potencialmente milhões de investidores, que estão analisando todos os tipos de dados (vacância, crescimento econômico, problemas de inquilinos, dividendos, ciclo imobiliário e muito mais) para determinar o valor dos negócios. Embora o preço altere constantemente, os investidores de longo prazo devem avaliar se houve mudança nos fundamentos dos REITs.

Vender porque acha que vai cair mais, sem analisar os fundamentos é um erro!


O mercado geralmente é eficaz em prever o futuro. Em momentos de muita volatilidade qualquer boa notícia deixa os investidores menos pessimistas, isso pode elevar os preços dos REITs, deixando você vendido perto do fundo!



Não analisar o setor que REIT opera!

Os REITs operam em muitos setores diferentes - assistência médica, hospedagem, apartamentos, varejo e data centers, para citar alguns. A dinâmica de cada um desses setores é tremendamente diferente, portanto você não pode deixar de analisar o setor do REIT.

Durante a crise do coronavírus, os REITs de data center e infraestrutura (torres de telecomunicação) se mantiveram razoavelmente bem. Já os REITs de hospedagem e varejo foram extremamente impactados, pois tiveram seus imóveis fechados e ainda não está claro quando os consumidores podem voltar a fazer compras e viajar como antes. Então você terá que entender a dinâmica de cada setor.

Analise também a situação específica de cada empresa. Os inquilinos estão pagando o aluguel? A dívida esta controlada? A empresa precisará arrecadar dinheiro no futuro se a economia não melhorar? O REIT - como um proprietário de teatros - se sairá bem em uma economia "o novo normal"?

Obviamente, essas são apenas algumas das perguntas que você deseja considerar em sua análise. Deixe os fatos orientarem suas decisões e não o contrário.



Ter medo de comprar bons REITs!

Se os fundamentos do REIT são bons e em sua análise vão continuar crescendo no futuro, mas estão sendo negociados abaixo do seu preço justo, pode ser um bom momento para adquirir os REITs, mas muitas vezes temos que superar o medo e não deixar que o afaste de uma boa oportunidade.


Isso não quer dizer que todo REIT descontado seja uma oportunidade, considere também que em momentos de muita volatilidade, mesmo boas empresas podem ficar mais baratas à medida que novas informações surgem, deixando os investidores mais pessimistas.


Por isso é importante fazer uma análise completa de um REIT, pode ajudá-lo a eliminar as dúvidas e a insegurança.



Não diversificar!

Se você deseja comprar REITs durante uma queda acentuada, pode ser um erro se concentrar apenas naqueles que você possui. Em vez disso, poderia ser uma oportunidade de comprar algumas das ações de alto desempenho que antes pareciam muito caras. Dessa forma, você pode tirar proveito do poder da diversificação, adicionando mais empresas de alta qualidade ao seu portfólio, enquanto elas estão relativamente mais baratas.


Por exemplo, a crescente economia digital tem sido excelente para alguns setores de REIT nos últimos anos - armazéns, data centers e torres de telecomunicações. Embora muitos desses setores tenham se mantido bem, ainda estão abaixo dos máximos de 52 semanas. Mas as perspectivas para esses setores a longo prazo permanecem fortes.


Ao diversificar, você pode reduzir o risco do seu portfólio e, ao mesmo tempo, adicionar algumas empresas de alta qualidade.



Ignorar o ambiente macro

Embora o mercado tenha recuperado seus mínimos de forma relativamente rápida, pode ser um erro pensar que a economia real já esta normalizada. Espera-se que muitas pessoas permaneçam sem trabalho, e que muitas empresas vão demorar para voltar a normalidade.

Dentro do contexto macro, existem problemas específicos para os REITs. Muitos inquilinos tiveram seus negócios impactados, reduzindo suas receitas e não conseguem pagar os aluguéis. Portanto, os REITs podem demorar para se recuperar. Além disso, os REITs são normalmente financiados com dívidas significativas, sem dinheiro entrando, os REITs terão que descobrir como pagar suas próprias dívidas também.



Os REITs oferecem uma maneira atraente de investir em imóveis a longo prazo, mas os investidores devem gerenciar riscos e não cometer grandes erros, precisam seguir com cuidado durante essa crise, negociando o caminho entre otimismo descuidado e pessimismo míope.

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page