FFO - O que é e como calcular?
- Guilherme Mustafa
- 29 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2020
O FFO é um indicador do desempenho de um REIT!
Empresas imobiliárias usam o FFO como uma referência de desempenho operacional, é um dos principais indicadores que os investidores utilizam para analisar o fluxo de caixa de um REIT, para então decidir se faz sentido investir nos mesmos ou não.
O que é o FFO?
FFO é a sigla para Funds From Operations, em português, algo como “fluxo de caixa das operações”. Esse indicador é bastante utilizado no mercado imobiliário, para monitorar a renda dos aluguéis. O FFO não é um indicador contábil. Entretanto, seu cálculo mostra de forma mais precisa a situação relativa à renda gerada por um REIT.
Cálculo do FFO
Para calcular o FFO, soma-se o lucro líquido, amortização e depreciação. Por isso dizemos que o FFO está relacionado diretamente ao fluxo de caixa operacional do negócio.
A fórmula do FFO:
FFO = Lucro Líquido + Depreciação + Amortização – Ganhos na venda de imóveis
Portanto, o resultado da fórmula do FFO é importante para determinar a rentabilidade de imóveis. Trata-se de uma métrica simples, e indica o valor disponível no caixa de uma organização.
Por que o FFO é um bom indicador do desempenho do REIT?
O FFO é um indicador mais preciso para analisar o desempenho de um REIT. Normas contábeis exigem que todos os REITs depreciem suas propriedades ao longo do tempo usando um dos métodos de depreciação padrão.
No entanto, muitas propriedades aumentam de valor ao longo do tempo, tornando a depreciação imprecisa, desta forma, depreciação e amortização devem ser somadas ao lucro líquido para um resultado mais preciso.
O FFO também subtrai quaisquer ganhos nas vendas de propriedades, pois é uma receita não recorrente. Os REITs devem pagar 90% de todo o lucro tributável na forma de dividendos. Os ganhos na venda de propriedades não aumentam o lucro tributável de um REIT e, portanto, não devem ser incluídos na mensuração de valor e desempenho.
Portanto, quem investe em um REIT deve estar atento a este indicador, em especial se investir em imóveis comerciais.
Concluímos que o FFO é um indicador muito útil dentro da análise dos REITs, pois ele é mais preciso para analisar o desempenhos dos REITs, uma vez que os métodos de contabilidade de custos podem indicar de maneira imprecisa a real situação dos REITs.
Todos os REITs devem mostrar seus cálculos de FFO nas demonstrações de resultados.
Comments