O que é e como funciona um REIT?
- Guilherme Mustafa
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mai. de 2020
O slogan da Nareit, resume bem o que são os REITs. "REITs são imóveis trabalhando para você!"
Real Estate Investment Trust, ou REITs, surgiram em 1960, possibilitando aos investidores, investir em ações de empresas que operam no mercado imobiliário. REIT é um empresa que possui, opera ou financia imóveis geradores de renda, como apartamentos, shoppings, escritórios, hotéis e armazéns.
Os REITs assim como os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) do mercado brasileiro, permitem que pessoas físicas invistam em imóveis sem precisar adquiri-los. A participação do investidor é com capital, sendo o REIT responsável pela administração e gerenciamento desses ativos, obtendo renda por meio deles.
Como mencionamos acima, o REIT é uma empresa, porém para uma empresa se qualificar como REIT, deve cumprir certos requisitos do Internal Revenue Code (IRC). Esses requisitos incluem a propriedade de bens imóveis geradores de renda e a distribuição de renda aos acionistas. Especificamente, uma empresa deve atender aos seguintes requisitos para se qualificar como um REIT: - Investir no mínimo 75% do total de ativos em imóveis, dinheiro ou títulos do Tesouro dos Estados Unidos; - Gerar no mínimo 75% da receita bruta de aluguéis, juros que financiam imóveis ou vendas de imóveis; - Pagar no mínimo 90% do lucro tributável na forma de dividendos para os acionistas por ano; - Ser uma entidade tributável como empresa; - Ser gerenciado por um conselho de administração; - Ter pelo menos 100 acionistas após seu primeiro ano de existência; - Ter no máximo 50% de suas ações detidas por cinco ou menos pessoas físicas.
Em geral, os REITs são especializados em um setor imobiliário específico. Alguns REITs são diversificados, podem ter diferentes tipos de propriedades em seus portfólios, como shoppings e escritórios e alguns REITs são especializados, possuem propriedades como cassinos, teatros, campo de golfe ou prisões.
Os REITs possuem um modelo de negócios que consiste em adquirir e alugar imóveis, a receita gerada é paga aos acionistas na forma de dividendos. Os REITs devem pagar pelo menos 90% de seu lucro tributável, mas muitos pagam 100%, pois são os acionistas que pagam o imposto de renda sobre a renda, ou seja, os dividendos. Os mREITs (Mortgage REITs) não possuem imóveis, o modelo de negócio consiste em financiar imóveis e gerar receitas com os juros dessas operações. Esse tipo de REIT são semelhantes aos "fundos de papel", ativos do mercado brasileiro de fundos de investimentos imobiliários (FIIs).

Comentarios