Prós e contras de investir em REITs
- Guilherme Mustafa
- 8 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Os REITs podem desempenhar um papel importante em um portfólio de investimentos, pois podem oferecer um dividendo superior e estável, se comparado a outros ativos, além do potencial de valorização do capital no longo prazo. O desempenho, retorno total, dos REITs nos últimos 20 anos superou o índice S&P 500, outros índices e a inflação (dados de dezembro de 2019). Como em todos os investimentos, os REITs têm suas vantagens e desvantagens.
Ter um portfólio exposto ao setor imobiliário fornece diversificação e renda, os dividendos geralmente são mais altos do que pode se obter com outros investimentos. Os REITs são fáceis de comprar e vender, como a maioria dos ativos negociados em bolsa, uma vantagem se comparado com o mercado imobiliário tradicional. Em termos de desempenho, os REITs oferecem retornos atraentes ajustados ao risco e fluxo de caixa estável.
Em contrapartida, os REITs são dependentes da oferta e a demanda de imóveis, ou seja, sujeitos os ciclos do mercado imobiliários.
Em momentos de alta demanda, por exemplo, muitos imóveis são lançados, mas pode ser que a demanda no momento da entrega do imóvel seja totalmente diferente do que era no momento do lançamento do empreendimento. A demanda menor causa um excesso de oferta, em qualquer que seja o mercado. Esse excesso de oferta inibe o lançamento de novos imóveis, fazendo com que os já construídos sejam absorvidos aos poucos, o que tende a impulsionar uma queda de preços dos imóveis. Após esse processo de absorção (que pode levar alguns anos) a demanda volta a aumentar, e novos imóveis começam a ser lançados e construídos novamente, dando início a um novo ciclo.
Outro aspecto negativo é que os dividendos do REIT são tributados como renda!
Prós
Liquidez
Diversificação
Transparência
Fluxo de caixa estável
Altos dividendos
Potencial de valorização do capital no longo prazo
Contras
Sujeito ao ciclo do mercado imobiliário
Os dividendos são tributados como renda
コメント